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Implantado pela concessionária EcoNoroeste, o sistema Free Flow já está funcionando na SP-333 (Rodovia Laurentino Mascari), em Itápolis (SP). A cerimônia de inauguração do primeiro pórtico, instalado no quilômetro 179, realizada nesta quinta-feira (12/09), contou com a presença de autoridades como o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini; o diretor de Concessões da EcoRodovias, Rui Klein; e o CEO da EcoRodovias, Marcello Guidotti.
Rui Klein disse que as equipes de tecnologia da EcoRodovias trabalharam os últimos dois anos de maneira ininterrupta para que o Free Flow se tornasse uma realidade que melhorasse a experiência de viajar pela rodovia administrada pela EcoNoroeste. “O início de operação do Pedágio Eletrônico mostra a pujança e a vanguarda do Programa de Concessões do estado paulista. Toda nossa empresa está comprometida com os melhores resultados para os usuários. Começamos uma jornada transformadora para São Paulo e o Brasil. E ela será liderada pela EcoNoroeste”, frisou o diretor de Concessões da EcoRodovias.
“Quando começamos a trabalhar no projeto do Free Flow nossa intenção era manter a praça física por dois ou três anos até o sistema estar consolidado. Isso mudou. Deixamos o medo de lado e passamos a focar no fator desenvolvimentista do Pedágio Eletrônico. Por isso, em menos de três meses toda alvenaria da praça de Itápolis será retirada”, contou Marcello Guidotti.
Projeto Capacitar
Segundo o CEO da EcoRodovias, o grupo não vê apenas concreto quando olha a praça que será desmontada, mas, principalmente, as pessoas que trabalhavam ali. “Por isso criamos o Projeto Capacitar, que já está permitindo treinamento e realocação destes profissionais para funções mais seguras e mais valorizadas. “Mais da metade das 45 pessoas que atuavam na Praça de Pedágio de Itápolis já está qualificada. Nosso objetivo é ampliar este número para atender o máximo possível de trabalhadores”, finalizou Marcello Guidotti.
O Free Flow é um sistema de Pedágio Automático que substitui as praças de pedágio convencionais, tornando o tráfego mais rápido e eficiente. Durante o evento, o governador experimentou óculos de Realidade Virtual que simula a passagem de um veículo pelo pórtico, evidenciando os avanços tecnológicos e as facilidades que o sistema oferece aos motoristas.
Para o governador Tarcísio de Freitas, o Free Flow representa um marco no Programa de Concessões Rodoviárias do governo paulista. Ele ressaltou a parceria de muitos anos entre o Poder Público estadual e nacional e a EcoRodovias, controladora da EcoNoroeste, apontando que o grupo sempre leva “excelência para o setor de infraestrutura” desde que iniciou sua participação neste mercado.
“Temos, hoje, mais de 11 mil quilômetros de rodovias paulistas concedidas, 152 obras em execução e um investimento superior a R$ 9 bilhões. E este número crescerá, inclusive, porque teremos, em breve, por exemplo, terceiras faixas e recuperação de pavimento da Rodovia Washington Luís (SP-310) nas regiões de São Carlos e São José do Rio Preto”, afirmou Freitas.
De acordo com o governador, depois de rodovias com excelência em infraestrutura, uma característica do Estado paulista desenvolvida e lapidada ao longo de quase 30 anos, foi necessário melhorar a experiência do usuário ao trafegar por elas. Segundo Freitas, isso se faz com a incorporação de tecnologia à trafegabilidade cotidiana dele. “O que as pessoas mais querem, hoje, é conectividade, por isso o Free Flow é tão importante. Quem estiver em nossas rodovias passará, agora, a estar mais interconectado. Além disso, estamos programando três postos de paradas e descanso para caminhoneiros na SP-310, que aliarão segurança com tecnologia”, completou o governador.
Centro de Validação
Os convidados também visitaram o Centro de Validação do Free Flow, onde uma equipe faz o monitoramento, em tempo real, de todo o sistema e do fluxo de arrecadação. O evento ainda contou com um telão interativo, no qual os participantes testaram seus conhecimentos sobre o sistema por meio do “Game Free Flow”, que respondia às principais dúvidas sobre o funcionamento do novo modelo de cobrança de pedágio.
“O início de operação deste pórtico é uma parte do que pensamos para este novo momento das concessões rodoviárias no Estado de São Paulo, capitaneado pelo programa ‘Siga Fácil’. Com o Pedágio Eletrônico e o fim das praças de bloqueio, garantimos maior segurança aos usuários e um fluxo de veículos mais rápido. Os novos contratos com a iniciativa privada já preveem isso. Hoje, inauguramos Itápolis. Ainda lançaremos Jaboticabal, Contorno Sul da Tamoios, Rodoanel Norte e Litoral”, reforça o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, que contou que a SP-333 será totalmente duplicada pela EcoNoroeste entre 2027 e 2029.
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