- 10 set, 2024 9:42 pm

Ecoviver apresenta o espetáculo teatral “O olho que tudo vê” em São José do Rio Preto, SP

Alunos da Escola Estadual “Alzira do Vale Rollemberg”, em São José do Rio Preto, SP, terão a oportunidade de assistir ao espetáculo teatral “O olho que tudo vê”, na próxima quinta-feira (12/09), em duas sessões, às 10h30 e às 14h. Produzido pela Cia D’Artes para a Mostra de Teatro nas Cidades do Projeto Ecoviver, o espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Grupo EcoRodovias, que patrocina o Ecoviver por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A Mostra de Teatro na Cidade acontece em 26 municípios, dos estados do RS, SP, RJ, MG, ES e GO. São José do Rio Preto é a quinta cidade a receber o espetáculo este ano.

Criado em 2006, o Projeto Ecoviver tem o objetivo de conscientizar e capacitar professores e alunos da rede pública de ensino para liderar mudanças locais, por meio da metodologia “Jornada Ecoviver”, utilizando a linguagem teatral como ferramenta lúdico pedagógica e abordando temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Em cada edição anual, alunos e professores são capacitados para realizar ações de transformação socioambiental em suas comunidades escolares, compartilhando o aprendizado por meio de mostras teatrais em cada escola e município participante.

Em 18 anos, a Jornada Ecoviver já percorreu sete estados do Brasil, passou por 4.600 escolas e impactou cerca de 500.000 alunos e 19.500 professores.

Espetáculo “O olho que tudo vê”

Será que nós, habitantes do Planeta Terra, estamos sozinhos nesta galáxia? Será que existe vida fora da terra? E as máquinas, elas vão dominar o universo? As mudanças climáticas são reflexos da ação do ser humano ou são mais uma etapa do processo evolutivo? Enfim, são tantas perguntas sem respostas que deixam grandes pontos de interrogação em nossas cabeças.

Pensando em tudo isso, o Projeto Ecoviver e a Cia D’Artes convidam a mergulhar num novo conto de aventuras e desafios: “O olho que tudo vê”. Juntos(as), vamos descobrir como buscar caminhos para cuidar desse mundo doido, que a cada dia nos inspira a criar e recriar ações e possibilidades para proteger um bem maior: a vida de hoje e de amanhã!

Motivados(as) pela urgência de adotar novos hábitos para conscientizar pessoas de todas as idades sobre a sustentabilidade e a segurança viária, vamos entrar de cabeça nessa chuva de ideias, na companhia de três aventureiros(as): o menino Rafa, que sonha em mudar o mundo através das pesquisas e do estudo, MeiMei e Sentinela, que cumprem a difícil missão diária de observar o Planeta a partir do “Olho que tudo vê”, nosso incrível observatório.

Pequenas atitudes podem mudar o mundo! E você, já pensou em mudar algum hábito hoje?

Prezando pela acessibilidade, todas as apresentações da Mostra de Teatro do Ecoviver contam com interpretação simultânea em libras.

FICHA TÉCNICA

“O olho que tudo vê”

DIREÇÃO GERAL: Christiano dos Santos / Silvana de Oliveira Santos

ELENCO CIA D’ARTES

LUIS PAULO DE FARIAS BELEZONI – Rafa

RODRIGO GRANADO RUEDA – Sentinela

SILVANA DE OLIVEIRA SANTOS – MeiMei

DRAMATURGIA: Silvana de Oliveira Santos

DIREÇÃO DE CENA: Silvana de Oliveira Santos

COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO ARTÍSTICA: Christiano dos Santos

TRILHA SONORA: Luís Filipe Victorio Fontão e Vinicius Salvadori Rodrigues Silva

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Bruno Diego Laurindo dos Santos

AUXILIAR DE PRODUÇÃO: Heli Pereira da Silva e Josemir Juvêncio Pereira Junior

OPERADOR DE ÁUDIO E LUZ: Bruno Diego Laurindo dos Santos e Josemir Juvêncio Pereira Junior

RESPONSÁVEL TÉCNICO NR 35 e RIGGER: Christiano dos Santos

CENOGRAFIA: Marcos Amâncio (Marquinhos) e Heli Pereira da Silva

COSTUREIRAS: Isabel Godoy (Bel)

FOTOGRAFIA: Fabio Lima

INTÉRPRETE DE LIBRAS: Heli Pereira da Silva